Dados da Agência Brasil indicam que mesmo capitais conhecidas pela sua política sustentável estão ameaçadas pela escassez de água tratada. É o caso de Curitiba.
A Região Metropolitana da capital paranaense tem uma disponibilidade de 500 metros cúbicos (m³) por habitante ao ano, enquanto a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) é 1.700 m³. Assim como em outros locais, os paranaenses serão obrigados a economizar, reciclar e investir no uso consciente da água. O gerente de planejamento e desenvolvimento ambiental da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Pedro Luís Prado Franco, destaca que embora não tenha qualidade para consumo humano, a água de reuso é indicada para atividades como irrigação agrícola e de jardins, uso industrial, lavagem de ruas, praças, calçadas e automóveis, entre outros.
A água de reuso tem sido aproveitada na irrigação de lavouras de arroz no Rio Grande do Sul. A produção de água de reuso chega a 30 mil litros por dia, o suficiente para irrigar uma área de 270 hectares. Setenta e cinco por cento de toda água que é captada nas duas maiores bacias da região metropolitana de Porto Alegre – a do Sinos e a do Gravataí – são usados na irrigação, de acordo com a Agência Brasil.
Os dados são da Corsan, companhia regional da área de saneamento. No Rio de Janeiro, o exemplo começa na própria Cedae, a companhia estadual do setor. A sede da empresa foi construída com exigências de sustentabilidade ambiental, incluindo medidas de aproveitamento de água de reuso nas atividades que não exigem água totalmente limpa, caso dos sanitários e cultivo de jardins. Semanalmente são armazenados 88 mil litros de água para suprir essas demandas.
No Nordeste, região que sofre com a seca, os efluentes tratados também são aproveitados. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) aproveita a água de reuso na irrigação de uma plantação de capim no município de Pendências. O capim é base de ração animal e também serve para a fabricação de lenha ecológica. O projeto é piloto e disponibiliza 700 mil litros por dia de água de reuso, mas a experiência deu tão certo que a companhia pretende ampliar a prática.
Fonte: Agência Brasil
Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121
Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil