BEM ESTAR
Vacina: viva com mais saúde, prevenindo-se de forma eficaz contra
doenças comuns
Considerada uma das maiores descobertas da medicina, a vacinação é uma forte aliada na prevenção de diversas infecções. A partir de 1973, com a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a população brasileira passou a ter um acesso maior às vacinas prioritárias para o país, disponibilizadas gratuitamente nos postos da rede pública por intermédio das campanhas de vacinação.
Atualmente, milhões de pessoas são vacinadas ao longo do ano, de acordo com um conjunto de orientações específicas para cada faixa etária. No primeiro semestre de 2014, por exemplo, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 12 milhões de doses da vacina contra a gripe no estado de São Paulo.
Os dados são do Portal Brasil e apontam que, neste período, crianças, idosos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram bebês em até 45 dias, presos, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas conseguiram receber a vacina gratuitamente. Além da gripe, outras doenças podem
As várias vacinas
As vacinas podem envolver várias substâncias, inclusive toxinas, partes de bactérias ou vírus, ou mesmo vírus e bactérias inteiros, atenuados ou mortos, que geram uma reação do sistema imunológico, desencadeando a produção de anticorpos que acabam por tornar o organismo imune ou, pelo menos, mais resistente às doenças.