● Posicionar a comunicação como uma função estratégica: se a comunicação não é vista dentro do contexto do objetivo que está sendo buscado, o risco estará muito focado nas tarefas ao invés de uma visão mais ampla.
● Defina o objetivo: se qualquer pessoa ou grupo for deixado de fora das informações, poderá tornar-se um inimigo e não um apoiador do projeto.
● Faça da comunicação um esforço do grupo: todo mundo que faz parte ou que é influenciado pelo projeto deve fazer parte do processo de comunicação. Do contrário, o gerente do projeto terá muitas surpresas.
● Combine as melhores técnicas: a integração de vários estilos de mensagens, canais e tempos adequados pode garantir que todos tenham acesso às informações que precisam e quando precisam.
● Peça a opinião de quem está de fora: consulte pessoas qualificadas e que entendam do projeto para opinar a respeito da efetividade da comunicação.
Eles podem funcionar como consultores e apontar os erros.
Fonte: www.pmi.org
A radiografia de um projeto segundo o PMI do Brasil
Projeto: conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único.
Temporário: porque tem início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.
Único: no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.
O que pode ser um projeto: o desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico – todos são projetos.
O gerenciamento do projeto: é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.
Por que gerenciar: todos os projetos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento previstos.
Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121
Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil